A long time ago came a man on a track...

Bem-vindos ao mundo do Telegraph Road...

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Recado à parte da imprensa paulista...


Eu sempre fui contra esses discursos de "a mídia faz isso, a mídia faz aquilo", mas agora eu sou obrigado a escrever sobre a imprensa esportiva de São Paulo. Ela pode não ser tão bairrista quanto outras, mas elas pegam um pra Cristo a cada semana.No Choque-Rei de ontem, São Paulo 0 x 0 Palmeiras, Edmundo foi substituído e saiu nervoso, não cumprimentou o treinador.Não vou aqui defender o ato do Edmundo, mas entendo sua posição de não gostar de ser substituído. Edmundo é hoje o jogador mais importante do elenco alviverde. Edmundo faz parte de um seleto grupo de jogadores que não podem ser substituídos mesmo. Romário, Ronaldo, Kaká, Alex, Edmundo... jogadores que podem decidir um jogo aos 48 do segundo tempo. Edmundo é o típico "camisa 7" do futebol, é o "segundo atacante", como dizem... é sempre o primeiro que falamos quando escalamos um tipo... tipo "BEBETO e Romário", "PAULO NUNES e Oséas", "EDÍLSON e Luizão", "EDMUNDO e Evair"...No atual elenco do Palmeiras, tem os seguintes atacantes: Edmundo, Osmar, Florentín, Cristiano, Alemão, Alex Afonso... dois deles machucados, e todos juntos não dão 30% de um Edmundo... Edmundo é sim um jogador que não pode ser substituído, ainda mais num campeonato em que por enquanto só se joga uma vez por semana - perfeito para o Edmundo que já tem seus 36 anos da idade. Claro que ignorar o treinador não foi legal. Mas fazer o que a impresa está fazendo também não é. Estão colocando uma crise no Palmeiras por isso, alarmando que o Palmeiras está em crise por isso e blá blá blá. Isso é pra satisfazer ego de 90% da imprensa que é corintiana roxa.Outro lance do jogo envolvendo Edmundo.Aos 5 minutos ele deu uma entrada dura no zagueiro Miranda do São Paulo. Estão crucificando o Edmundo por isso. Agora mesmo passou no Globo Esporte que "Edmundo foi brutal"... ohh, merecia ser preso!Mas por que será que não mostraram que dois minutos antes no mesmo jogo o mesmo zagueiro deu uma entrada forte no Edmundo também? Será que esse tal zagueiro é tão santinho assim?Tudo bem, uma coisa não justifica a outra, mas quem aqui nunca agiu com vingança? Quem aqui tem moral pra falar de alguém? Ainda mais o Miranda querer falar do EDMUNDO? Me engana que eu gosto. Como já disse uma personagem de série de televisão, "por que não pulamos a parte em que vocês me acusam de algo? Justo vocês?"... Justo você, Miranda?No final do jogo, esse zagueirinho medíocre disse sobre o lance: "não tenho nada pra falar, nós conhecemos as pessoas, né?". Pois conhecemos mesmo, Miranda, conhecemos inclusive que você é um dos zagueiros mais pernas-de-pau que já pudemos ver no São Paulo, um pirulitão que só sabe ficar pulando dentro da área e que enterrou o seu time na semi-final do Paulista e nas oitavas-de-final da Libertadores. Miranda, você tem que engraxar muita chuteira ainda pra falar um A sequer do Edmundo. E dê graças a Deus que a imprensa não mostrou o seu lance no Animal, porque quem estava lá no estádio viu.Edmundo foi sim durante toda sua carreira um jogador polêmico. Já bateu, já apanhou, já bateu e apanhou no mesmo jogo. Mas Edmundo faz parte do futebol-arte, faz parte do futebol-provocação. Quem não se lembra do Animal rebolando na frente de um zagueiro botafoguense quando defendia o Vasco da Gama? Que torcedor não quer que seu atacante faça isso num clássico?Edmundo mudou. Todo mundo muda. Mas Edmundo mudou 99%. Ainda resta alguma coisa do Edmundo de 93/94/95/96/97.. e AINDA BEM que resta! Podemos até dizer que Edmundo dos anos 90 foi um, e o Edmundo dos anos 00 é outro. Mas nunca esperem que alguém mude 100%. Atitudes como essa são resquícios do Edmundo dos anos 90, e tanto a torcida do Palmeiras (exceto a turma do amendoim) como o técnico Caior Jr sabem que Edmundo é assim. Edmundo é hoje o jogador mais importante do Palmeiras, se por um acaso ele sai do time, eu temo que o Palmeiras caia de produção de forma impressionante.A imprensa pode sim, muitas vezes, formar nossa opinião completa sobre coisas ou pessoas, eu admito. Eu sei que muita gente odeia o Edmundo por ele ser "brigão", ou odeia o Romário por ele ser "vagabundo, preguiçoso"... pois é, o brigão tá aí acabando com todos os jogos, e o "vagabundo" "só" tem MIL gols na carreira... imagina se ele não fosse vagabundo, né?É a mesma imagem que fazem hoje de que o Felipe Massa é um cara "super legal".Eu não vou aqui contar a história de vida do Edmundo, porque eu não tô postando isso pra fazer joguinho de cena dramático. Mas a parcela de jogadores com moral pra falar do Edmundo é bem pequena. Minúscula.
Pra terminar, vou citar o Vampeta. Vampeta é corintiano roxo, jogador do Corinthians e um dos melhores amigos do Edmundo:
"Eu conheço o Edmundo. Vocês estão fazendo tempestade em copo d'agua. O Edmundo é um dos meus melhores amigos no futebol, e eu dou minha vida se amanhã ele não chegar no CT, reunir o elenco e pedir desculpas na frente de todos"- Vampeta.
Acho que eu confio mais nos melhores amigos do Edmundo do que em jornalistas que adoram instalar crises nos clubes de futebol.
Aos palmeirenses: fiquem tranquilos, nós conhecemos o Edmundo. Nós sabemos o que ele fez hoje quando chegou ao CT.
Aos que odeiam o Edmundo: eu os entendo. Entendo os seus dois motivos... Ou o Animal castigou demais os seus times durantes esses 15 anos de carreira, ou vocês viram no Globo Esporte que o Edmundo é brigão e por isso odeiam ele. Estão perdoados.
À parte da imprensa paulista que gosta de instalar crises no Palmeiras: tomem no cu, idiotas, verdão é um dos líderes.
Flamengo 2 x 4 Palmeiras
Palmeiras 2 x 1 Figueirense
São Paulo 0 x 0 Palmeiras
1° Paraná - 10 pts
2° Corinthians 7pts
Palmeiras
Vasco
Botafogo